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1 – O que é caloria?

É a energia necessária para elevar em 1 grau a temperatura de 1 kg de água. Para descobrir essa medida, os cientistas aquecem o alimento até que entre em combustão e aí determinam a relação entre aquela temperatura e o número de calorias.

1g de gordura = 9 cal      /     1 g de proteína = 4 cal     /     1g de carbohidrato = 4 cal

2 – Exercício x Mulheres x Calorias

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma mulher que se exercita meia hora, três vezes por semana pode consumir 300 g de carbohidrato, 54 g de proteína e 65 g de gordura, o que equivale a 2.000 calorias. Essa é uma dieta básica e tem tudo a ver com reeducação alimentar.

* 300 g de carbohidrato = 1 pão francês, 6 bolachas salgadas, 4 colheres (sopa) de arroz, 1 colher (sopa) de purê, 1 maçã, 2 copos de suco de laranja, 1 banana e 1 manga.

* 54 g de proteína = 1 copo de leite desnatado, 2 pratos (sobremesa) de salada de folhas e legumes, 2 conchas de feijão, 1 filé de frango grelhado e 1 filé de pescada grelhado.

* 65 g de gordura = 2 colheres (chá) de margarina e 6 colheres (chá) de azeite de oliva.

3 – Gula noturna – O cortisol, hormônio produzido quando o corpo está cansado, estimula o consumo de carbohidratos (massas, bolachas, pães). Ainda existe um neurotransmissor chamado galanina que avisa o cérebro que os estoques de gordura estão baixos. Ele trabalha principalmente no final da tarde e à noite. O jeito é controlar o apetite nesse período, já que o seu metabolismo está mais lento e o seu corpo armazena quase tudo que você come.

4 – Subir e descer escadas – Segundo o Cento de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), o gasto calórico de uma pessoa de 70 kg. para subir um degrau é 0,15 e para descer é 0,05.

Exemplo para uma pessoa de 60 kg que deseja subir 200 degraus:

Para subir 1 degrau ——–> X = 0,15  x   60/70             X= 0,13

Para subir 200 degraus —> 200 x 0,13 = 26 cal.

Para descer 1 degrau ——> Y = 0,05 x 60/70              Y = 0,04

Para descer 200 degraus –> 200 x 0,04 = 8 cal.

Portanto, para subir e descer 200 degraus, o consumo é de 34 calorias.

Vale a pena, principalmente porque é um ótimo exercício para fortalecer os músculos das pernas e dos glúteos.

5 – Dança de salão – Uma aula de dança de salão quando desenvolvida dentro de uma metodologia adequada mantém uma faixa de 120 a 130 batimentos cardíacos por minuto. Essa intensidade corresponde exatamente ao conceito de exercício aeróbio moderado, trazendo benefícios para o condicionamento físico.

Pode-se dizer que dançar durante 30 minutos tem o mesmo valor que nadar pelo mesmo tempo.

 

 

Emilio Marchetti e Márcio Macarini
Maio/2013