> Caminhar é simples mas requer cuidados



COM QUE ROUPA?

Você deve sentir-se o mais confortável possível. Roupas de algodão permitem uma melhor transpiração.

QUAL A DISTÂNCIA?

No começo não se preocupe com distâncias, ande até sentir que está começando a se cansar – 20 a 30 minutos são suficientes.

RITMO?

O ritmo é a velocidade dos seus passos e é individual, mas um bom ritmo é de 3 a 3,5 km em 30 minutos, ou 6 a 7 Km/h. Uma boa forma de saber se o seu ritmo está bom é medindo a Frequência Cardíaca (F. C.). Outra forma mais simples é caminhar conversando; se você sentir dificuldade para falar naturalmente é porque está rápido demais.

* F.C.

Existe uma zona ideal para a sua F. C. durante a caminhada. Ficando abaixo, sua caminhada será menos eficiente e acima você estará se esforçando mais do que pode, cansando-se mais rápido e podendo ficar com algumas dores no corpo.

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO

Evite caminhar em jejum, pois isto poderá provocar hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) causando tontura ou mal estar. Beba água sempre que sentir sede.

* Saiba como calcular a sua Frequência Cardíaca ideal para a caminhada

Freqüência cardíaca em repouso (fique de 3 a 5 minutos em repouso e localize a sua pulsação, contando-a durante 10 segundos, multiplicando-a por 6)

Agora use a seguinte fórmula:

F. C. Treino = (220 – idade – F. C. de repouso) x 60% + F. C. de repouso

Exemplo: uma pessoa de 40 anos com F. C. de repouso de 70 batimentos por minuto: F. C. Treino = (220 – 40 – 70) x 0,6 + 70 = 136

Ou seja, a F. C. ideal para treinamento dessa pessoa é entre 132 a 140 b.p.m.

Você deverá caminhar de 3 a 4 vezes por semana