> O que é adequação ergonômica?



A adequação ergonômica visa adaptar o local de trabalho de acordo com as necessidades específicas de cada funcionário, viabilizando a execução do serviço durante todo o expediente de forma confortável e segura, reduzindo o risco ações prejudiciais à saúde do colaborador.

Para determinar as condições ergonômicas adequadas leva-se em consideração o espaço e mobiliário disponibilizado, a postura necessária, a iluminação, a ventilação, o barulho e a temperatura do ambiente. A partir desta análise o profissional de ergonomia pode traçar um perfil e criar sugestões para a adequação ergonômica da corporação. A avaliação deste profissional especializado é que determinará as medidas necessárias de ergonomia, o que poderá prevenir sérios problemas posturais.

Para se obter um bom resultado de adequação ergonômica é necessário realizar uma boa avaliação posturalanteriormente, pois será esta avaliação que determinará o método de trabalho para adequação não só postural, mas também do ambiente de trabalho de seu colaborador.

 

Emilio Marchetti e Márcio Macarini
Dezembro/2012